Zara, é esse problema?!?!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Na semana passada, depois de eu ter feito várias comprinhas na Zara, estoura aquela história de trabalho escravo, né?!!? Daí, que eu queria dar a minha opinião (inclusive sobre o conceito legal de escravidão, super deturpado pra criar sensacionalismo)!!! Confesso, porém, que não sabia qual era a minha opinião.   

Sei que as grandes marcas tem obrigação de controlar as terceirizadas, e sei que essa seria a obrigação da Zara. Sei também que a Nike sofreu com o mesmo problema há alguns anos (alguém lembra?!?!). Sei que milhares de marcas (não digo todas pra não pecar pela generalização) tem problemas com isso. 

Qual a nossa posição a respeito?? Boicote à Zara, que pagará o pato por todo um sistema falho?? Não seria isso superficial demais?? Ou continuamos comprando lá, e abastecendo essa máquina?!?! E isso, não seria alienação total?!?

Notam o meu problema? Falar o que, se não sei nenhuma resposta?? 

Daí hoje achei esse texto brilhante, que reflete exatamente tudo o que eu penso sobre o assunto (ainda que eu não tenha sabido escrever tão brilhantemente). Queria mesmo que vocês lessem, pois é uma ótima reflexão....  nos mostra que além de não podermos ser alienados às notícias diárias, não podemos simplesmente fazer uma análise superficial sobre o sistema. Nossos problemas estão muito além da Zara!!!   

Leiam mesmo, ok?!?! Vale a pena....



Comentário pessoal: 

Nem todos sabem, mas na minha família, tivemos uma confecção. Trabalhamos com marca própria um tempo e foi legal. Depois disso, trabalhamos muito com facção para uma grande marca de jeans. Quem trabalha no ramo sabe que os preços pagos às terceirizadas são ridículos e o que vale mesmo é o volume da produção. Mas é assim e ponto, não é uma coisa que tem muito remédio. Sempre buscamos dar o melhor aos nossos funcionários,de forma que o negócio se tornou completamente sem lucro e, consequentemente, inviável.... 

Por isso, sei que a coisa é bem complicada.... e sei que existem aqueles que preferem manter o lucro e abusar um pouco mais dos funcionários. Apesar de às vezes achar que esse caminho tivesse sido muito mais fácil pra nós, fico grata que não o tomamos. Consciência mais leve, sabe?!?!!? 


0 comentários:

Postar um comentário